Sindsemp realiza visitas em unidades de saúde para avaliar condições de trabalho dos servidores e estrutura das unidades

14/07/2023

Nesta quinta-feira (13), a diretoria do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Petrolina (Sindsemp) realizou visitas em algumas Unidades Básicas de Saúde de Petrolina, dentre elas, a UBS Roza Maria Ribeiro, no bairro Gercino Coelho; a UBS Dr. Manoel Possidio, funcionando provisoriamente na Associação de moradores do bairro Areia Branca e a UBS Fernando Idalino Bezerra. Durante as visitas, a diretora de saúde e segurança do trabalho, Rosicleide Soares e a 1° secretária do Sindsemp, Luciedna Batista, verificaram as condições de trabalho dos servidores e a estrutura das unidades, referentes aos materiais necessários para uso e as acomodações do local.

Na primeira visita realizada na UBS Roza Maria Ribeiro, no bairro Gercino Coelho, os servidores apresentaram a realidade do local, como bueiro aberto, ralos destampados e aparecimento de formigas e muriçocas em excesso. Além disso, a diretoria do Sindsemp encontrou fezes de rato na copa, onde são feitas as refeições. O Sindsemp teve acesso ao documento que comprova a dedetização realizada no dia 10 de julho, pela Secretaria de Saúde, mas emitiu um ofício solicitando uma nova dedetização no local e a limpeza interna e externa do prédio, visto que as medidas sanitárias realizadas anteriormente não foram suficientes.

Na segunda visita, a diretoria verificou a UBS Dr. Manoel Possidio, funcionando provisoriamente na Associação de moradores do bairro Areia Branca, e foi informada que os servidores estavam sem internet para realizar procedimentos administrativos, por esse motivo também não estão sendo colhidos os dados dos pacientes no sistema. Junto a isso, foi identificado que não há refrigeração no local improvisado, nem iluminação adequada.

Além disso, existem salas sem janela e uma das médicas da unidade relatou que não há pia nem para realizar a mínima higienização, como lavar as mãos. Os atendimentos de enfermagem estão sendo feitos no pátio e divididos por biombos, o que vem ocasionando constrangimento por parte dos pacientes e da equipe, sem pias para higienização das mãos.

Na última visita, realizada na UBS Fernando Idalino Bezerra, os servidores se queixaram de serem transferidos para o novo prédio onde vai funcionar, definitivamente, a unidade de saúde, mesmo com o prédio apresentando algumas irregularidades. O Sindsemp identificou que não há refrigeração em diversas salas da UBS, bem como salas que não possuem janelas e outras com aparelho de ar-condicionado quebrado. No local, também não há internet para a realização de atividades administrativas e a recepção fica exposta a luz do sol em excesso, devido à localização do prédio.

Nas duas últimas unidades, o Sindsemp também emitiu ofícios solicitando melhorias e reparos nas unidades Fernando Idalino Bezerra e Manoel Possidio. Dentre reivindicações, o sindicato cobra a refrigeração das salas, iluminação adequada, pia para lavagem das mãos e acesso à internet.