Presidente do Sindsemp conduz a 1ª Conferência Municipal de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde
20/06/2024
Com o objetivo de contribuir com as políticas de saúde pública do município, nesta quinta-feira (20) o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Petrolina (Sindsemp), Walber Lins, esteve a frente da 1ª Conferência Municipal de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde, realizada na Faculdade Uninassau em Petrolina.
Com o tema “Democracia, Trabalho e Educação na saúde para o desenvolvimento: Petrolina fazendo o SUS acontecer”, a programação teve início pela manhã, onde Walber Lins, que também é presidente do Conselho Municipal de Saúde, conduziu o evento e compôs a mesa de abertura e palestra inicial junto com demais autoridades, que abriram os debates sobre políticas de saúde pública.
Representando o Sindicato, também estiveram presentes, a diretora de política sindical, Ruth Novaes; a diretora de saúde e segurança do trabalho, Rosicleide Soares; a 1ª secretária, Luciedna Batista, a diretora financeira, Elizete de Souza, a diretora de assuntos extraordinários, Katiane Santos e o secretário-geral, Carlos Odair.
Após a abertura, os participantes dividiram-se em três eixos para um ciclo de palestras, culminando com a elaboração de propostas voltadas para melhorias na saúde pública. O Sindsemp manteve sua representação, a fim de contribuir com a solução e o desenvolvimento das políticas do município, através da mediação do eixo dois, realizada pelo presidente Walber Lins. O Momento também contou com a participação de parte da diretoria do sindicato.
*Confira os eixos:*
*Eixo 1:* Petrolina fortalecendo a democracia, controle social e o desafio da equidade gestão participativa do trabalho e da educação em saúde
*Eixo 2:* Fortalecer o trabalho digno, decente, seguro, humanizado, equânime e democrático no SUS: uma agenda estratégica para o futuro de Petrolina
*Eixo 3:* Educação para o desenvolvimento do trabalho em Petrolina na produção da saúde e do cuidado das pessoas que fazem o SUS acontecer: a saúde da democracia para a democracia da saúde.
No início da tarde, a programação teve continuidade com a votação das propostas elaboradas em cada eixo, na qual serão encaminhadas para a etapa macrorregional da conferência, realizada em Salgueiro.
Para encerrar a programação, o público presente na conferência também votou nos delegados dos segmentos que vão representar Petrolina nas edições macro e estadual da conferência.
Na ocasião, a diretora de política sindical do Sindsemp, Ruth Novaes, foi eleita uma das delegadas da saúde, no segmento trabalhador.
\"É imprescindível a participação de todos nessas conferências onde delegados dos segmentos trabalhadores, usuários e gestão do SUS se unem fortalecendo a democracia e o controle social, visando sempre um trabalho digno, equânime e de qualidade no âmbito do SUS e eu posso dizer que me sinto honrada em representar os trabalhadores na defesa das propostas construídas nesta conferência, que agora avançam para a próxima etapa, onde defenderei, junto com os demais delegados, na edição macrorregional\", destaca a delegada e diretora do Sindsemp.